Patricia Gil

Mais Análises… Menos Julgamentos…

Posted on: janeiro 3, 2013

Cada vez que  alguém me pergunta: O  Twitter morreu? O Facebook é a bola da vez? O Facebook esta falindo? Devemos matar todos os sites e substituir por páginas no facebook? Ou quando todos estes questionamentos se tornam afirmações conclusivas eu faço algumas perguntas principais:
Por que você chegou nesta conclusão? Qual é a marca que você trabalha? Como o público desta marca se comporta? Quais são os objetivos a pequeno e longo prazo?

Somos profissionais de marketing e nossa principal função é analisar. Sim ANALISAR e não julgar sem antes estudar, portanto, sou contra pré-julgamentos e conclusões genéricas sobre algo.

Pode ser que o Twitter para você tenha realmente morrido e para o seu amigo não, pode ser que o seu amigo não tenha paciência e nem perfil no Facebook, mas sempre busque informações sobre o produto no Site da marca. Pode ser também que não seja nem um pouco interessante e estratégico a marca ter perfis em todos os canais digitais existentes, como também pode ser que seja completamente viável ter perfil nos principais, porém em cada canal as estratégias, relacionamento, conteúdo precisam  ser pensados, estudados, pesquisados e analisados, pois cada plataforma o comportamento é diferente.  E pode ser que ele não precise de nada disto.

Vejo empresas querendo generalizar e vender pacotes:  Te vendo um pacote  de estratégias digitais. Perfil no Twitter, Facebook, Youtube, Instagram, Flickr e ainda te damos um Site.

O pacote consiste em conteúdo diário,  5 vezes por dia em todos os canais.. não não.. o Twitter tem que ter em média 10 posts por dia então no Facebook também  vão ter 10 posts por dia.. não um momento e o Youtube, vamos gerar 10 vídeos por dia? E no Instagram e Flickr, vamos tirar 10 fotos por dia? Mas vamos replicar as mesmas fotos, ou serão fotos diferentes? Então vão ser 20 fotos diferentes por dia ..  e olha só como em segundos expandimos um leque de dúvidas.

Projetos, planejamentos e estratégias digitais devem ser analisadas e repensadas. Não é possível você criar uma receita genérica de bolo para todos os perfis e querer  vende-lo para todos como um produto fechado. Cada cliente e cada marca possuem necessidades, públicos e objetivos diferentes.  Sinto falta na principal função desta área que é Analisar, e não ter teorias, julgamentos e análises prontas e genéricas.

Toda vez que eu for questionada ou exigida de que algo morreu e que devemos fazer algo genérico, sempre vou reafirmar que devemos pesquisar, analisar e compreender, depois disto, sim! Teremos uma conclusão em cima de algo.  Se formos pensar com este conceito o rádio já morreu e foi substituído há muito tempo!

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